O vinho é uma bebida tão ilustre e apreciada que mereceu do famoso escritor espanhol Garcia Lorça o seguinte conceito: "Gostaria de ser todo de vinho para beber-me eu mesmo".
O homem moderno, desejoso de conhecer e apreciar os prazeres honestos da vida, sabe cada dia mais, que ela passa, obrigatoriamente, por uma aproximação do vinho.
Poderíamos rapidamente definir o perfil desse homem moderno que precisa integra-se à cultura vínica e o descreveríamos como uma pessoa com anseios e sensibilidade superior à média normal e possuidor de condições inatas para apreciar diferentes expressões de arte.
Quando ele descobre o mundo do vinho, sente uma forte ilusão e uma necessidade espiritual de participar desse mundo e, a partir desse momento, constitui-se em protagonista do desenvolvimento dessa cultura. Esse homem vai encontrando pouco a pouco, e definindo em seu interior, a enorme diferença que existe entre o respeito por essa verdadeira tradição quase bíblica e o efêmero superficial esnobismo de uma moda.
E, ao aproximar-se, sentirá a autêntica necessidade de aprender coisas sobre o vinho.
Compreenderá então que o vinho é uma bebida extremamente simples, natural, e que assim deve ser tratado e interpretado.
Concluirá que o melhor vinho é, sem dúvida nenhuma, aquele que nos dá prazer ao bebê-lo, caro ou barato, nacional ou estrangeiro, branco, tinto ou rosado.
(Texto do livro "Vinhos - degustação, elaboração e serviços" do enólogo Adolfo Alberto Lona). O vinho das grandes citações
"Existe mais filosofia em uma garrafa de vinho que em todos os livros."
Pasteur
"Existem mais de mil anos de história em uma velha garrafa."
Paul Claudel
"O vinho tem o poder de encher a alma de toda verdade, de todo o sabor e filosofia."
Bossuet
"Bebe vinho! Só ele te dará a mocidade, ele é vida eterna."
Omar Khayyam
"O vinho alegra o coração do homem; e a alegria é a mãe de todas as virtudes."
Goethe
"O vinho é o mais belo presente que Deus fez aos homens."
Platão
"O bom vinho é óleo puro para a lâmpada do intelecto: dá alma, força e impulso até o firmamento."
Gottfried Burger
Nenhum comentário:
Postar um comentário